fbpx
Uncategorized

Consumo consciente

Todos os dias há consumo: de água, de luz, de alimentos, de vestuário, de produtos em geral. O consumo é uma atividade econômica, que consiste na utilização ou na aquisição de bens ou serviços. Sejam pessoas físicas, ou jurídicas, todos nós somos consumidores, e consumimos para atender nossas necessidades, ou para satisfazer nossas vontades. 

Com o crescimento populacional, a globalização, novas tecnologias, e acesso rápido à informação, é natural que o nosso consumo seja cada vez maior. Compramos, e nem sabemos porquê. As vezes porque estava em “promoção”, ou simplesmente por status. Mas você já parou pra pensar que cada escolha de consumo, pode trazer alguma conseqüência (positiva ou negativa) para o nosso planeta?

A cada ano, entram 150 milhões de novos consumidores no mercado, e isso representa que nos próximos 20 anos, teremos cerca de três bilhões de pessoas desperdiçando alimentos, gastando mais tempo do que o necessário no banho, e comprando muito pela internet. 

Esse consumo representa também o consumo de recursos naturais que são necessários para a nossa existência – e estamos consumindo mais que a capacidade de regeneração do nosso planeta. Isso significa que a nosso consumo exagerado, de alguma forma esta acabando com a nossa própria espécie.

Por isso, hoje temos que ter um consumo sustentável, que é um consumo consciente. Precisamos entender que como consumidores, temos o poder de mudar muitas coisas. 

Por que existe a fralda descartável por exemplo? Para facilitar a rotina e trazer praticidade ao dia-a-dia? Talvez. Mas antigamente as fraldas de pano eram lavadas e reutilizadas. Hoje jogamos fora após o uso, e adquirimos novas. O que acontece com as empresas? Vendem mais, pois aquele produto se torna 100% descartável e de uso único. Mas há demanda, infelizmente. Quando não houver mais demanda, as empresas terão que se reinventar. Esse é o poder que temos como consumidores: determinar a forma como mercado deve ser conduzido. 

Mas o consumo sustentável não significa apenas “comprar certo” algum produto. O consumo consciente também acontece através da água que você gasta, da energia que você utiliza e os alimentos que você ingere.

Bom, vocês entenderam que cada atitude nossa no dia-a-dia pode influenciar de alguma forma no meio em que vivemos, de formas às vezes imperceptíveis no momento. Mas à longo prazo, de alguma forma seremos impactos pelo nosso consumo de hoje. Por isso, essa mudança deve acontecer desde agora. Não importa se você vai começar fazendo apenas uma única mudança por dia, o importante é continuar mudando, e transformar isso em um hábito. 

Leave a Reply

Open chat