fbpx
Uncategorized

Mudanças Climáticas e Aquecimento Global

Sempre ouvimos falar sobre o aquecimento global, mas nos últimos anos passaram a utilizar o termo “mudanças climáticas”, o que torna o assunto muito mais abrangente. Mas será que sabemos ao certo o que isso significa, como nossas ações estão diretamente ligadas à essas mudanças, e o que impacto que isso tem em nossas vidas?

As mudanças climáticas se referem não somente ao aquecimento global, mas inclui a intensidade das chuvas e eventos climáticos extremos, como furacões e ondas de calor. É bem nítido que essas mudanças estão acontecendo e se tornando piores a cada ano que passa.

E esse é um dos maiores desafios da humanidade. As ações para contermos os impactos causados pelas mudanças climáticas devem começar agora, para que o futuro a gente não sofra as conseqüências, que podem afetar a produção de alimentos e a elevação do nível do mar – causando a inundação de várias cidades.

Todos nós sabemos que para haver vida na Terra, precisamos de uma determinada temperatura. Esse processo natural é chamado de efeito estufa, que é basicamente um equilíbrio energético provocado pela absorção da radiação solar emitida à superfície terrestre,  que evita que o calor seja devolvido completamente ao espaço. 

Porém esse processo natural, que mantém as temperaturas favoráveis para a nossa existência, tem sido agravado por nós mesmos através da quantidade de emissão de gases poluentes à atmosfera. O calor está sendo impedido de ser devolvido ao espaço, e fica preso na atmosfera, e assim acontece o aquecimento global.

As altas temperaturas, aceleram o degelo das geleiras, que conseqüentemente aumentam o nível do mar, podendo resultar na inundação de diversas áreas ao longo dos anos. O aumento também pode agravar a situação da nossa agricultura, através de secas, que também aumentam os focos de incêndios e está ligada a escassez da água. Tudo isso causará a extinção de várias espécies, diminuindo ainda a biodiversidade. Que loucura, não?

As principais causas do aquecimento global são a queima de combustíveis fósseis para geração de energia, atividades industriais, transportes, agropecuária; descarte de resíduos sólidos, e o desmatamento, que são atividades que emitem grande quantidade de CO² e de gases formadores do efeito estufa.

Precisamos de mudanças em grande escala, mas não precisamos esperar por decisões governamentais para colocar essa mudança em prática. Pequenos hábitos, se praticados diariamente por todos nós, podem ter um grande impacto. Em vez de esperar que o desmatamento acabe, porque não plantar uma árvore?   Não pode ter um sistema de energia solar, mas pode usar lâmpadas de LED, ou economizar energia. Fica longe ir trabalhar de bicicleta ou a pé, mas pode usar etanol em vez de gasolina – ou ainda fazer uso do transporte público. Não tem espaço para compostar o lixo em casa, mas pode chamar a Composta + para compostar o seu lixo. O que precisamos é de atitude, e entender que o nosso maior erro, é deixar de fazer algo, por achar que está fazendo pouco.

Leave a Reply

Open chat