O que são os ODS?

Ícone dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são metas criadas pela ONU para solucionar questões sociais, econômicas e ambientais até 2030. Neste blogpost, veja o que são os ODS, como surgiu e qual a sua importância para o Planeta!

Como surgiu?

Em 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu uma série de objetivos para que todos os países pudessem ter acesso à condições básicas e igualitárias – principalmente aqueles que estão em desenvolvimento – até 2015. Esses objetivos abrangem temáticas como:

  • Erradicação da pobreza e da fome;
  • Acesso à educação primária;
  • Promoção da igualdade de gênero e empoderamento feminino;
  • Redução da mortalidade infantil;
  • Melhora da saúde materna;
  • Combate ao vírus HIV, malária e demais doenças;
  • Garantia da sustentabilidade ambiental;
  • Criação de uma parceria global para o desenvolvimento.

No entanto, após diversos estudos e anos de experiência focados nestas metas, foram identificadas outras questões sociais que também precisavam de atenção e planejamento para serem solucionadas. Dessa forma, foram estabelecidos novos objetivos para os próximos 15 anos, criando a agenda 2030, constituída pelos ODS’s. 

O que são os ODS?

Também conhecido como Global Goals, o pacto global foi aderido por todas as nações membro da ONU em 2015, com a finalidade de implementar ações contra a pobreza, proteção do planeta e garantia de que toda a humanidade possa desfrutar da paz, prosperidade e condições igualitárias até 2030. 

Ao todo, são 17 ODS’s e todas estão interligadas. Isso significa que um objetivo afeta o outro, e que o desenvolvimento deve trazer equilíbrio entre questões sociais, econômicas e de sustentabilidade ambiental.

Dentro dos objetivos, ainda existem 169 metas para serem cumpridas. Entretanto, o Programa das Nações Unidas, órgão responsável pelo projeto, afirma que essas metas são ambiciosas, então para atingi-las, é preciso um esforço de toda a população, demandando da criatividade, da sabedoria, da tecnologia e dos recursos financeiros, em um esforço coletivo para alcançar os ODS’s em todos os aspectos.

Mas afinal, quais são os objetivos?

Ícone dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Compromisso com a Sustentabilidade: Entendendo o que são ODS

ODS: Quais metas a Composta+ está atingindo?

A Composta+ completou 4 anos de história este mês, novembro de 2022. Ao longo desta jornada, formamos uma Comunidade Sustentável com mais de 1200 famílias e empresas que estão preocupados com o futuro do Planeta! Foram 4.400 toneladas de resíduos orgânicos compostados, mais de 380 mil unidades de sacolas e sacos plásticos evitados, 2.500 toneladas de adubo orgânico produzido e distribuído, e 136 mil mudas de hortaliças entregues. Estes foram alguns marcos importantes que alcançamos, entretanto, ainda temos algumas metas para atingir, confira quais ODS já incorporamos na nossa cultura:

ODS 1. Erradicação da Pobreza

Essa meta consiste em acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares. Para atingirmos esse objetivo, oferecemos oportunidades de trabalho em diversas áreas, desde as operacionais até cargos de gestão, prezando pela inclusão e diversidade em nossa equipe.

ODS 2. Fome Zero

Esse objetivo visa acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a nutrição, e ainda promover a agricultura. Por isso, nossa empresa produz e distribui Adubo Orgânico a clientes e à comunidade. além disso, incentivamos o plantio e consumo de alimentos sem agrotóxicos, através da distribuição mensal de mudinhas para nossos clientes.

ODS 3. Boa saúde e Bem-Estar

Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos e todas. Através da coleta dos resíduos orgânicos e a compostagem, reduzimos a destinação incorreta do “lixo” aterros sanitários e lixões. Com isso, evitamos a poluição do Meio Ambiente, prevenindo assim, que os catadores e a comunidade local contraiam doenças;

ODS 6. Água Limpa e Saneamento

Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água para todos e todas. Nosso trabalho contribui para a separação e destinação correta dos resíduos. Portanto, evita que pilhas, baterias e organismos patogênicos se transformem em chorume tóxico e contaminem as redes de esgoto e saneamento.

ODS 8. Emprego Digno e Crescimento Econômico

Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos. Movimentamos o comércio local e provemos oportunidades de emprego para a população. Além disso, buscamos incentivar a compostagem e separação de resíduos, oferecendo uma série de benefícios com nossos serviços.

ODS 10. Redução das Desigualdades

Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles. Aqui na Composta+, nós contratamos colaboradores com diversidade de gênero, idade e raça, e queremos contribuir cada vez mais na luta contra as desigualdades.

ODS 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis

Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Trabalhamos diariamente para despertar a conscientização da sociedade acerca de seus resíduos produzidos. Fazemos a compostagem do lixo orgânico de centenas de residências e empresas, transformando o “lixo” em nutrientes para o solo de Curitiba e região.

ODS 12. Consumo e Produção Responsáveis

Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. Nós nos empenhamos em transmitir para nossa comunidade a responsabilidade pelo que é consumido e descartado. Trabalhamos com a logística reversa abordando conceitos de economia circular, ao reutilizar materiais como baldinhos, plásticos reciclados e feitos à base de milho, entre outros.

ODS 13. Combate às Alterações Climáticas

Combater as alterações climáticas e seus impactos. Nós atuamos diretamente na redução da emissão de gases do efeito estufa na atmosfera. 1kg de resíduo orgânico compostado gera 100x menos gases nocivos comparado aos aterros sanitários, inclusive deixando de produzir o gás metano. 

ODS 14. Vida Debaixo D’Água

Conservar a vida na água. Incentivamos a separação correta dos resíduos, evitando que materiais como o plástico e seus derivados cheguem aos rios e oceanos.

ODS 15. Vida Sobre a Terra

Proteger a vida terrestre. Nós reciclamos os resíduos orgânicos e conservamos seus nutrientes ao transformá-los em adubo, preservando o solo e garantindo a biodiversidade.

ODS 17. Parcerias em prol das Metas

Parcerias para o desenvolvimento sustentável. Buscamos educar ecologicamente nossos clientes e parceiros, oferecendo uma série de treinamentos e benefícios para incentivar a comunidade à compostar mais.

Para alcançarmos os objetivos e atingirmos a meta de um Planeta mais sustentável, pacífico, e próspero, precisamos da participação de todas e todos. 

E aí, quais são as atitudes que você toma para deixar um impacto positivo no mundo? Se você quer conhecer mais sobre o nosso trabalho e entender o que é a compostagem, clica aqui.

Compartilhe o Post

SIGA A COMPOSTA+

CONHEÇA A COMPOSTA+

Posts Relacionados

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá
Como podemos te ajudar?