Como plantar Rabanete?

Você sabe como plantar rabanete? Se você não sabe, vamos te ensinar! Mas antes, conheça um pouco mais sobre ele.

Do latim Raphanus sativus, o rabanete é uma planta que faz parte da família Brassicaceae, a mesma do repolho, brócolis, couve e agrião. Sua raiz possui um sabor refrescante e picante, e embora possa ser preparado de diversas maneiras, o rabanete é muito consumido cru, em saladas elaboradas, conservas e vinagretes.

Durante o mês de dezembro, a nossa Comunidade Sustentável escolheu receber mudas de rabanete como recompensa pelo cuidado com o Meio Ambiente. Mas você sabe como cultivar o rabanete? Neste blogpost, confira os benefícios, como plantar e os cuidados que essa hortaliça exige para se desenvolver.

5 benefícios do rabanete

1. Ajuda na perda de peso e ganho de massa muscular

Se você está procurando como reduzir as calorias, inclua o rabanete na sua dieta. Esse alimento fornece diversos nutrientes necessários para o corpo, é fonte de fibras, portanto, dá a sensação de saciedade e controla o apetite, diminuindo a ingestão de calorias.

Além de estimular a perda de peso, o rabanete é um aliado no ganho de massa muscular, isso pois, é fonte de proteínas. E se você pratica exercícios físicos, essa hortaliça é rica em carboidratos, ajudando no fornecimento de energia, aumentando o desempenho do treino.

2. Auxilia contra problemas urinários

Agora, se você sofre com a retenção de líquidos ou tem dificuldade em urinar, o Rabanete possui efeito diurético, liberando fluídos pelo organismo. Além disso, ele tem ação anti-inflamatória, que ajuda a combater a inflamação na bexiga, e também auxilia na limpeza nos rins.

3. Favorece a normalização da pressão arterial

A hortaliça é rica em potássio, mineral essencial para o bom funcionamento das células. Ao consumir o rabanete, há o relaxamento dos vasos sanguíneos, que por sua vez, diminui a pressão arterial, sendo um aliado na alimentação de pessoas hipertensas.

4. Pele ainda mais saudável

O Rabanete possui alto teor de água, que ao ser consumido, fornece hidratação para a pele. Neste alimento, também encontramos a vitamina C, que estimula a produção do colágeno, trazendo o rejuvenescimento.

5. Melhora o funcionamento do intestino

Como dito anteriormente, o rabanete é fonte de fibras, além da saciedade, esse alimento auxilia os movimentos intestinais e na formação do bolo fecal. Se você sofre com a prisão de ventre e busca alívio, inclua o rabanete na sua alimentação.

Esse alimento também estimula a produção da bile, responsável pela digestão de gorduras e absorção de nutrientes.

Como plantar rabanete?

Chegou a hora de você saber como plantar rabanete, confira:

Condições do solo e adubação

Após receber sua mudinha Composta+, escolha o local definitivo para o plantio do seu rabanete. Para garantir o bom desenvolvimento da sua hortaliça, prepare e plante a sua muda em um solo fofo.

Se você mora em apartamento e o local escolhido for o vaso, certifique-se de que ele tenha entre 10cm e 15cm de altura. Agora, se você tem uma horta pra chamar de sua, procure fazer o plantio em um espaço com cerca de 20cm de largura e 2cm de profundidade.

Importante: não utilize pedras pois pode afetar negativamente as raízes do seu rabanete.

Assim como toda planta, o solo do rabanete precisa ser rico em matéria orgânica e contar com uma boa drenagem, assim você garante o crescimento e evolução da hortaliça. A mudinha Composta+ vai previamente adubada, mas caso você não faça parte da nossa Comunidade Sustentável, é necessário adubar a terra antes de fazer o plantio.

A cada 20cm de altura do vaso, aplique 1cm de Adubo Orgânico Composta+ na superfície. Por exemplo, em um vaso com 10cm de altura, aplicar 0,5cm de Adubo.

Por que utilizar Adubo Orgânico nas plantas?

Adubo Composta+ é produzido por meio da compostagem dos resíduos orgânicos de residências, condomínios e empresas de Curitiba e Região. Ao optar por esse adubo, você ajuda a valorizar a economia circular, promove o cuidado com o Planeta e devolve ao solo nutrientes que foram retirados.

Clima, iluminação e irrigação

O rabanete se desenvolve melhor no clima frio ou temperado, por isso a região sul do Brasil é a mais indicada para cultivar essa planta. Apesar disso, o rabanete ama locais com iluminação natural, portanto pode ser plantado sob o sol direto ou na sombra parcial.

Após o plantio, enquanto a hortaliça se desenvolve, é necessário regar diariamente sua muda, mas atenção o solo não deve ficar encharcado, pois pode causar rachaduras no seu rabanete.

Compartilhe o Post

SIGA A COMPOSTA+

CONHEÇA A COMPOSTA+

Posts Relacionados