Como plantar Brócolis?

Brocolos

Você sabe como plantar brócolis? Se você não sabe, vamos te ensinar! Mas antes, conheça um pouco mais sobre esse alimento.

Assim como o rabanete, mudinha do mês de dezembro, o brócolis é uma planta que faz parte da família Brassicaceae, a mesma do repolho, couve e agrião. Esse alimento é super nutritivo e possui baixas calorias, pode ser preparado de diversas maneiras e é um vegetal muito consumido pelas crianças, pois seu formato em “árvore” chama a atenção!

Durante o mês de Janeiro, a nossa Comunidade Sustentável escolheu receber mudas de brócolis como recompensa pelo cuidado com o Meio Ambiente. Mas você sabe como cultivar o brócolis? Neste blogpost, confira os benefícios, como plantar e os cuidados que essa hortaliça exige para se desenvolver.

3 benefícios do brócolis

1. Melhoria na função cerebral

O brócolis contém vitamina K, magnésio e ácido fólico, que estimulam as funções cerebrais e cognitivas. Dessa forma, aumenta a capacidade de raciocínio, concentração e memória. Além disso, possui vitaminas A, C e E, que fortalecem o sistema imunológico e ajuda no combate à infecções.

2. Ajuda a controlar o açúcar no sangue

Se você convive com a Diabetes Tipo II, o brócolis pode auxiliar no controle da glicemia, isso pois, contém fibras que reduzem os níveis de açúcar no sangue. 

Segundo o estudo, publicado na Revista Science Translational Medicine, o alimento possui alto teor de Sulforafano, um antioxidante poderoso que suprime a produção de glicose.

3. Diminui a prisão de ventre

O brócolis é fonte de fibras, por isso, além da saciedade, esse alimento auxilia os movimentos intestinais e aceleram o fluxo do órgão. Se você sofre com a prisão de ventre e busca melhorar a saúde intestinal, inclua o brócolis na sua alimentação.

Como explicado acima, essa planta é rica em sulforafano, que além de apresentar benefícios no tratamento da Diabetes Tipo II, também auxilia na regulação da quantidade de bactérias presentes no estômago, prevenindo sintomas de gastrite e/ou úlceras.

Como plantar brócolis?

Chegou a hora de você saber como plantar brócolis, confira:

Condições do solo e adubação

Após receber sua mudinha Composta+, escolha o local definitivo para o plantio do seu brócolis. Para garantir o bom desenvolvimento da sua hortaliça, prepare e plante a sua muda em um solo fofo.

Se você mora em apartamento e o local escolhido for o vaso, certifique-se de que ele tenha mais de 10cm de largura e 15cm de altura. Agora, se você tem uma horta pra chamar de sua, procure fazer o plantio em um espaço com cerca de 1mx50cm.

Assim como toda planta, o solo do brócolis precisa ser rico em matéria orgânica e contar com uma boa drenagem, assim você garante o crescimento e evolução da hortaliça. A mudinha Composta+ vai previamente adubada, mas caso você não faça parte da nossa Comunidade Sustentável, é necessário adubar a terra antes de fazer o plantio.

A cada 20cm de altura do vaso, aplique 1cm de Adubo Orgânico Composta+ na superfície. Por exemplo, em um vaso com 10cm de altura, aplicar 0,5cm de Adubo.

Por que utilizar Adubo Orgânico nas plantas?

O Adubo Composta+ é produzido por meio da compostagem dos resíduos orgânicos de residências, condomínios e empresas de Curitiba e Região. Ao optar por esse adubo, você ajuda a valorizar a economia circular, promove o cuidado com o Planeta e devolve ao solo nutrientes que foram retirados. Compre online aqui.

Clima, iluminação e irrigação

O brócolis se desenvolve melhor no clima mais ameno, não ultrapassando 23ºc, por isso a região sul do Brasil é a mais indicada para cultivar essa planta. Apesar disso, o brócolis ama locais com iluminação natural, portanto pode ser plantado sob o sol direto ou na sombra parcial.

Após o plantio, enquanto a hortaliça se desenvolve, é necessário regar diariamente sua muda, mas atenção o solo não deve ficar encharcado!

Compartilhe o Post

SIGA A COMPOSTA+

CONHEÇA A COMPOSTA+

Posts Relacionados